quinta-feira, 28 de julho de 2022

 

Daltonismo

 

Quando estamos perante um facto desagradável ou uma situação triste que ocorreu a uma terceira pessoa, costumamos dizer: "Lamento; faço ideia como se deve sentir; etc.." Mas, na grande maioria das vezes, felizmente para nós, não fazemos a mais pálida ideia de como o outro se sente.

Ora para se ter uma ideia de quão complicado é ser-se empático e vestir a pele do nosso interlocutor, nada é melhor do que ser colocado perante uma metáfora. Afinal também é para isso que as mesmas servem.

O daltonismo é uma deficiência da visão que impossibilita o seu portador de diferenciar algumas ou mesmo todas as cores, dependendo do grau desse distúrbio.

E uma boa noção da forma como um daltónico, do tipo mais profundo, vê o mundo, poderá ser dada pela imagem que nos chega através de um televisor “a preto e branco”. De grosso modo o aparelho funciona como um filtro, deixando passar apenas uma parte da informação.

Claro que há outros níveis de daltonismo, sendo que eu falo na primeira pessoa acerca deste assunto.

Posto isto, quando alguém descreve os seus sentimentos sobre algo, enquanto ouvintes, deveremos pensar que essa pessoa é também um filtro. As dores que sente, físicas ou emocionais, não passam para nós, pelo menos, na sua totalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário